PICASSO,Pablo (ATIVIDADES NO FINAL DE CADA TEXTO)

Pablo Picasso foi um dos maiores artistas do século XX. Na Europa do início do século XX, houve um conjunto de tendências artísticas inovadoras, tendo Paris como grande centro cultural da época. Essas tendências, que surgiram na Europa antes, durante e depois da Primeira Guerra Mundial, receberam o nome de vanguarda, do francês avant-garde, " o que marcha na frente". Deu-se esse nome a grupos ou correntes que apresentaram propostas inovadoras que iam além da época, captavam as tendências do futuro e como missão faziam o futuro acontecer agora, sendo, por isso, polêmicos e incompreendidos. A arte moderna era contra o passado cultural e a favor da liberdade de ação, valorizando o ilogismo e a subjetividade. Picasso foi um vanguardista. Em 1907, na França, seu quadro Les demoiselles d'Avignon deu início qa um dos muitos movimentos artísticos europeus, o Cubismo.

Pablo Ruiz Picasso, nasceu em Málaga, na Espanha, em 1881, e morreu em 1973, na França.

O estilo da pintura de Picasso mudou, durante sua vida, mais que o de qualquer outro artista, pois sempre estava tentando coisas novas e diferentes. As vezes pintava figuras muito planas, outras vezes pintava formas tão arredondadas que parecem saltar da tela.

Aos 19 anos, Picasso saiu da Espanha e foi para Paris, na França. Se inspirou bastante nos grandes artístas franceses, tanto que seus primeiros trabalhos se parecem um pouco com os de Tolouse-Lautrec, Van Gogh, Gauguin e Monet.

FASE AZUL

As pinturas de Picasso mudaram, tornou-se bem diferente de outros artistas. Seu melhor amigo morrera e Picasso sentia-se muito sozinho e ao mesmo tempo não conseguia vender suas obras. Ele quase estava passando fome. Muito triste, melancólico, passa então a pintar usando tons de azul. Todas as personagens dessa fase parecem tristes e solitárias. Houve opiniões diversas, alguns achavam maravilhosas aquelas pinturas, outras, diziam que eram muito estranhas. Essa fase termina quando conhece uma moça chamada Fernanda, e se apaixonaram perdidamente, logo suas pinturas tomam novo rumo e passaram a ter cores mais alegres. Inicia-se a fase rosa, onde não só as cores mas também os temas eram mais alegres. Começa a retratar a Arte circense, mostrando os artistas e os animais. Essa fase não durou muito tempo, pois descobriu uma maneira mais divertida de pintar e se entregou definitivamente a ela: o Cubismo, que é considerado um dos movimentos mais importantes na história da arte moderna. Picasso começou a pintar pessoas e objetos que não pareciam naturais, estando assim sempre chocando as pessoas, mas quando começou a pintar figuras humanas com nariz e olhos nos lugares errados, até seus amigos mais próximos acharam que ele havia se distanciado muito da realidade. Com o passar do tempo, foi modificando suas pinturas onde se tornaram muito mais coloridas e planas.

GUERNICA

Em 1937 um acontecimento fez com que Picasso pintasse sua obra mais séria e mais forte.

Durante uma guerra civíl que estava ocorrendo na Espanha, a pequena cidade de Guernica foi arrasada por bombas. Milhares de inocentes morreram e ficaram ferido. Picasso ficou furioso e usou toda suaarte para fazer uma obra que mostrasse como a guerra era fútil. Ele deu ao quadro o nome da cidade destruída.

É nesse contexto que um dos maiores artistas do século transformou o conceito de Arte e de Belo.

Pablo Picasso!

ATIVIDADE  - 01

1 - Quando Picasso foi para França recebeu a influência de vários artistas contemporâneos. Quais foram esses artistas?

2 - Em algumas fases Picasso trabalhou com uma única cor. Quai foram essas fases e que cor específica utilizou em cada uma para expressar melhor seu sentimento?

3 - Considerando a fase rosa, complete:

Nessa fase, não só as..............mas também os temas de Picasso eram muito mais ...................

4 - Leia com atenção e coloque V ou F:

(  ) O novo estilo de pintura que Picasso desenvolveu ficou conhecido  como Cubismo

(   ) Em suas pinturas cubistas Picasso representa figuras por inteiro e com texturas.

(  )  O cubismo é considerado um dos movimentos mais importantes da história da Arte moderna.

 

KLIMT, GUSTAV

 

A Viena de Klimt, no virar do século, representa um momento privilegiado da arte. Dividida entre modernidade e tragédia, entre realidade e ilusão, esta cidade, que é então a quarta da Europa com mais de dois milhões de habitantes, que comparamos a um <<Laboratório de Fim do Mundo>>, é ao mesmo tempo uma prova da criação de um << Laboratório do Apocalipse>> (Karl Krauss). Ela desfruta de uma reputação de indiferença, mas suscita sobretudo a admiração e a inveja pela qualidade e diversidade da sua vida cultural.

Esta decadência inventiva, que parece trazer com ela a queda final e a vinda das catástrofes, tem por contraponto, como um eco, a visão conciliadora e otimista de Klimt, toda carregada de vida, e por consequência de Morte, de simbolismo e de revolta contra os tabus.

O que faz de Klimt um artista excepcional e fascinate é precisamente uma simultaneidade de transição, uma ligação ao mesmo tempo de tradição e de arte das mais modernas, a manifestação deste laço que une um mundo voltado ao que se anuncia.

Sua arte é um fascínio, a sensualidade do desenho tem a beleza de suas formas ornamentais com sua pintura.

 

ATIVIDADE - 02

1 - Sabemos que Klimt usa de muita simbologia em suas obras., mistura as tendências antigas e modernas, tornando-se um artista de transição. Faz do homem e da mulher símbolos de ..............e de ..............

2- Podemos dizer que algunsde seus quadros lembram:

(  ) a Arte grega

(  ) a mosaicos bizantinos

(  ) a Arte Egípcia

(  ) a Arte greco-romana

3 - A mulher é muito lembrada em suas obras e Klimt explora muito seu corpo,criando assim um tipo de ................................., com um erotismo mórbido e belo, carregado de simbologia.

TODAS AS RESPOSTAS SERÃO ENCONTRADAS NO TEXTO OU NA APOSTILA.

ATENÇÃO - NÃO VOU ACEITAR ATIVIDADE FORA DO DIA MARCADO. VALOR 2,0

sábado 31 março 2007 11:22



2 comentário(s)

  • josilania lima mailto Sáb 08 Mar 2014 00:31
    Boa noite... Sou professora de arte e gostaria que vc me enviasse as atividades de Pablo Picasso e Gustav klimt. Obrigada! Adorei o seu blog.
  • Alessandra mailto Seg 11 Nov 2013 21:55
    amei


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.196.198.213) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para ellenpeliciari

Precisa estar conectado para adicionar ellenpeliciari para os seus amigos

 
Criar um blog